CINEMA E HISTÓRIA

CINEMA E HISTÓRIA

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Adeus Minha Concubina




Adeus Minha Concubina
Ba Wang Bie Ji. CHI/HKO, 1993, 171 minutos. Direção: Kaige Chen. Elenco: Leslie Cheung, Fengyi Zhang, Li Cong. Contexto histórico: a China do século XX, antes e depois da Revolução Comunista de 1949, as tradições imperiais anteriores a China vermelha, a repressão do regime de Mao Tsé-Tung. Sinopse: o filme conta a história de dois atores da ópera de Pequim que se tornam famosos representando o rei e a cortesã da peça “Adeus Minha Concubina”, até que um deles se apaixona por uma prostituta, motivando um estranho comportamento no colega. Ponto forte: a história da China aparece permanentemente como pano de fundo: a herança imperial, a guerra civil, a revolução cultural comunista. O drama expõe a interferência dos governos autoritários na cultura e a perigosa confusão entre a ficção e a vida real. Mesmo sob censura, Kaige Chen conseguiu uma história cheia indicativos que denunciam a repressão do regime chinês. Um filme sensível, em que a narrativa é detalhadamente construída e centrada em um tema bastante delicado: a lealdade. Os figurinos e os cenários são impecáveis. Palma de Ouro em Cannes. Primeiro filme chinês a ganhar esse prêmio.

Um comentário:

  1. Eu adoro esse filme, a musica que mais me prendeu foi a ultima do final do filme, Sandy Lam & Jonathan Lee - Bygone Love Official Music Video. Realmente esse filme me chamou a atenção pelo fato de como os regimes vêm as artes, como o filme "O ultimo dançarino de Mao". Mas afinal o filme é nota 10, mereceu o palmas de ouro.

    ResponderExcluir