CINEMA E HISTÓRIA

CINEMA E HISTÓRIA

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Agente 86



Agente 86
Get Smart. EUA, 1965/1970, 24 minutos (cada episódio). Direção: Gary Nélson, Bruce Bilson, Don Adams Elenco: Don Adams, Bárbara Feldon, Edward Platt. Série televisiva que foi ao ar entre 1965 e 1970 nos Estados Unidos, totalizando cento e trinta e oito episódios. No Brasil, o seriado foi exibido até o início da década de 80. Sátira aos filmes de espionagem, típicos do período da Guerra Fria. A série brinca com as estratégias e os artefatos da época: códigos secretos, senhas, tintas invisíveis, compartimentos secretos. O objeto que ficou mais conhecido foi o sapato-fone do agente Maxwell Smart. Os episódios narram a eterna briga entre o bem e o mal, ou seja, entre o Controle (analogia da CIA, serviço secreto norte-americano) versus a K.A.O.S. (KGB, serviço secreto da União Soviética). O ponto alto da série é o quinto episódio da segunda temporada, Agente disfarçado, que foi ao ar originalmente em 15 de outubro de 1966, onde aparece esse premonitório diálogo:

Chefe: - Se conseguíssemos secar a fonte de dinheiro deles (K.A.O.S.), eles estariam fora do ramo.
Agente 86: - Espera aí, chefe! O que acontecerá com a gente?
Chefe: - Acho que a organização Controle ficaria sem trabalho e não haveria mais necessidade de nós...
Agente 86: - E eu? Eu só sei ser um agente. Quem sabe não podemos nos unir e ajudar a KAOS a continuar com os seus negócios.
Chefe: - Isso é ridículo. Seria como a polícia ajudando o crime organizado. O que você acha disso?
Agente 86: - Está funcionando nas grandes cidades...

Por que premonitório? Ao final da Guerra Fria, nos últimos anos da década de 80, muitos agentes da CIA, temendo perder o emprego, por não serem mais necessários, planejaram atentados para culpar os comunistas. Buscavam, desta forma, manter seu trabalho, como retrata o filme norte-americano Swordfish (A Senha), de 2001, dirigido por Dominic Sena com John Travolta e Hugh Jackman.

Houve três versões cinematográficas da série, duas com o elenco original: The Nude Bomb - A Bomba Desnuda (1980) e Agente 86... De novo? – Get Smart, Again? (1989). A versão mais recente é de 2008, chamada Agente 86: O Filme. No Brasil, um livro especialmente dedicado à série foi publicado em 2008, Agente 86 – O Velho Truque do Livro Cheio e Curiosidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário