CINEMA E HISTÓRIA

CINEMA E HISTÓRIA

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dança com lobos


Dança com lobos
Dances With Wolves. EUA, 1990, 180 minutos. Direção: Kevin Costner. Elenco: Kevin Costner, Mary McDonnell, Graham Greene, Rodney Grant. Contexto histórico: a Guerra de Secessão e a expansão territorial norte-americana ocorrida no século XIX, mais especificamente a Conquista do Oeste. Sinopse: John Dunbar, tenente do exército norte-americano, entra em contato e passa a conviver com os Sioux, indígenas que habitavam a América do Norte antes da expansão territorial dos Estados Unidos. Ponto Forte: o filme não descreve a expansão em si, mas o choque cultural entre duas civilizações distintas, e por isso torna-se mais interessante. O enredo retrata essa difícil e violenta interação entre dois povos que vivem diferentes processos históricos. Dunbar acaba livrando-se de antigos preconceitos, como acreditar que os índios eram vagabundos e ladrões, e integrando-se na comunidade indígena, chegando mesmo a se tornar um sioux. O filme reproduz vários costumes dos Sionx: a caça aos búfalos, as decisões coletivas, a utilização dos recursos naturais à sua disposição, a importância dos animais para a sobrevivência. A relação entre o tenente e o lobo Duas Meias simboliza o mundo selvagem que aos poucos foi sendo assimilado por John Dunbar. As mortes do cavalo de Dunbar e do lobo Duas Meias simbolizam justamente a destruição desse mundo e a entrada da “civilização”, além de mostrar a violência dos métodos empregados pelo exército norte-americano e o desrespeito à cultura indígena. O filme Dança com Lobos inverte a lógica dos filmes de Western, onde o índio é bandido e o branco mocinho, mostrando uma tribo indígena bem organizada, índios vivendo em prol da comunidade e em harmonia com a natureza, enquanto os bandidos passam a ser os brancos que matam os búfalos por motivos comerciais ou os lobos apenas por diversão. O filme recebeu 12 indicações para o Oscar, vencendo em sete categorias, incluindo melhor filme e melhor diretor. Também ganhou o Globo de Ouro de melhor filme. O roteiro é uma adaptação do livro homônimo de Michael Blake feita pelo próprio autor. Atenção para a belíssima trilha sonora composta por John Barry. Imperdível.

Curiosidade: Os índios possuíam nomes que tinham origem em algum acontecimento relevante ocorrido em suas vidas (De Pé Com Punho, Pássaro Esperniante, Dez Ursos), na personalidade (Bezerro de Ouro, Lombo de Cavalo) ou em alguma característica física (Grande Sorriso, Vento no Cabelo). Curiosidade II: Dunbar precisa repetir várias vezes a descrição de como matou o búfalo pois os índios possuíam uma cultura oral e uma memória vinculada a essa cultura. Nesse tipo de cultura, a história precisa ser repetida várias vezes, pois ela não é registrada de forma escrita. Enquanto os índios repetem infinitas vezes à mesma história, Dunbar tem um diário. A personagem De Pé com Punho representa o elo de ligação entre duas culturas.

4 comentários:

  1. me ajudou muito mas acho que ainda falta um pouco de informação, mesmo assim parabéns

    ResponderExcluir
  2. alguem me fala pfv o q vento nos cabelos falou na reiniao dos homens dps q passaro esperniante chegou e avisou sobre o '' homem branco''

    ResponderExcluir
  3. Amei a descrição do filme, foi o único que explicou o contexto histórico abordado no filme

    ResponderExcluir